Domingo
20 de Julho de 2025 - 
Advocacia Trabalhista & Previdenciária com Segurança.

Controle de Processos

Consulte seu processo aqui
Usuário
Senha

Newsletter

Nome:
Email:

Previsão do tempo

Segunda-feira - Sertãozinho, ...

Máx
31ºC
Min
21ºC
Parcialmente Nublado

Cotação da Bolsa de Valores

Bovespa 0,92% . . . .
Dow Jone ... % . . . .

Cotação Monetária

Moeda Compra Venda
DOLAR 4,85 4,85
EURO 5,32 5,32

Webmail

Clique no botão abaixo para ser direcionado para nosso ambiente de webmail.

Publicações

TJ-RS lança campanha para limitar tamanho de processos judiciais - 30/11/2010

FOLHA DE S. PAULO - PODER - 27.11.2010
    TJ-RS lança campanha para limitar tamanho de processos judiciais
 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul iniciou uma campanha inédita no país para tentar conscientizar advogados e juízes a serem mais concisos nos processos judiciais.

Chamada "Petição 10, Sentença 10", a iniciativa visa estimular a limitação em dez páginas dos pedidos e de decisões judiciais. A adesão ao projeto é voluntária.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, os gaúchos são, proporcionalmente, os brasileiros que mais recorrem aos tribunais. Em 2009, foram responsáveis por 2,8 milhões de novos processos.

É como se, por ano, 1 a cada 7 habitantes do Rio Grande do Sul ingressasse na Justiça de 1º grau -mais que o dobro da média nacional.

Há casos em Porto Alegre, por exemplo, de ações de cobrança de pequenos valores ou mesmo disputas entre vizinhos com mais 80 páginas.

A maior parte dessas páginas costuma ser ocupada com história do pensamento, doutrina jurídica e referências a decisões sobre casos similares, e não à especificidade dos fatos de cada caso.

"[O estímulo à] Concisão é para dar celeridade e focar realmente naquilo que é discutido na ação", diz o juiz Carlos Eduardo Richinitti, um dos idealizadores.

A iniciativa é inspirada na Suprema Corte dos Estados Unidos, que limita o tamanho das petições.

A principal plataforma do projeto é uma página na internet em que advogados e juízes podem recolher modelos de petições com o selo e a logomarca do projeto e fazer download de fontes que reduzem o consumo de papel.

Entre os cerca de 80 mil advogados em atividade no Estado há preocupação de que a iniciativa gere privilégio na tramitação para as causas carimbadas com o selo do projeto em relação às demais -o que o TJ nega.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) apoia a campanha, mas é reticente quanto a seus efeitos.

GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE

© 2025 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Visitas no site:  187454